- Área: 2100 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Roland Halbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. No terreno de esquina de 464 m2, entre Greifswalder Str. e Heinrich-Roller-Str. no distrito de Pankow, em Berlim, Prenzlauer Berg, foi criado um prédio de escritórios cuja fachada principal, expressiva e animada, com sua estrutura quadrada do chão ao teto feita em peças pré-fabricadas de concreto arquitetônico leve, chama a atenção imediatamente.
A estrutura compreende seis pavimentos que podem ser usados com combinações flexíveis de escritórios de planta livre, escritórios individuais, salas de conferências e reuniões, bem como espaços de coworking. No térreo, há uma unidade de escritório com áreas de reunião e locais de trabalho em espaço aberto. O pavimento superior é recuado em aproximadamente 1.60m no lado da rua. A área do telhado, que é acessada através do 5º andar, possui um jardim e foi parcialmente projetada como um terraço. O subsolo é destinado a lugares de estacionamento para carros, bicicletas e salas técnicas.
O novo edifício, que é usado como um moderno centro de negócios para escritórios, segue a linha do edifício no lado da rua e se conecta às paredes de incêndio dos edifícios vizinhos, mantendo o espaçamento no pátio e explorando a profundidade máxima do edifício. Todas as novas adições têm tetos planos.
A fachada da rua no térreo é composta por elementos envidraçados isolantes de grande formato. Do primeiro ao quarto pavimento superior, a fachada é construída em uma malha quadrada de concreto. Os pilares levemente retorcidos e as lajes se encontram alternadamente em um ponto alto ou baixo e formam uma estrutura coerente, dinâmica e de fluxo orgânico.
Nos pontos altos da estrutura, a fachada se projeta 50 cm acima da linha de construção. As fachadas internas do pátio foram feitas como fachadas de gesso com faixas circulares de janela com grades de metal. A área do telhado com sua fachada de vidro contida forma a extremidade clara e leve do edifício.
O representativo hall da entrada principal é acessado a partir da Heinrich-Roller-Straße. Como elemento de design especial, a iluminação é integrada ao teto; as vitrines com iluminação nas paredes destinam-se à exibição de obras de arte.